Saiba como ajudar seu filho a realizar a escolha profissional dele

Por Isabella Consoli


Tempo de leitura: 3min

Sabemos que a escolha profissional é uma decisão muito particular e, em alguns casos, vem acompanhada de muita insegurança e muitos questionamentos. Quando se é adolescente, entre 16 e 18 anos, essas questões ficam ainda mais evidentes. Alguns pais percebem que seu filho ou filha precisa de uma ajuda nesse quesito, mas nem sempre sabem como fazer e o que fazer para ajudar. Resolvi escrever esse artigo de forma que fique mais claro de que maneira você pode auxiliá-los de forma natural e positiva.

Em primeiro lugar, você, como pai ou mãe, tem um papel extremamente importante nesse momento de vida de seu filho. Ele está passando por uma fase de muitas mudanças e nessa hora a melhor ajuda que se pode dar é a de prover segurança à ele, para que ele enfrente essa fase da melhor forma possível. Além disso, os pais sempre querem o melhor para seus filhos, mas esse “melhor” é a partir de qual referencial? Seu ou dele?

A geração de hoje vive num mundo completamente diferente do mundo do que a sua geração viveu e, no qual você tomou a sua decisão profissional. Vamos entender melhor o que isso significa.

A geração Z e suas particularidades

Seu filho faz parte da geração Z, conhecida como “Nativos Digitais”, e isso quer dizer que ele já nasceu sob a existência da Internet. Seu principal meio de pesquisa, trabalho e, principalmente, relacionamento, baseia-se na Internet. Essa geração está fazendo parte de uma reviravolta no mundo do trabalho. O que você conhece sobre o mundo do trabalho mudou, está mudando, e ainda vai mudar muito mais em poucos anos. Esse é um dos motivos pelo qual o seu “melhor” pode não ser o “melhor” para ele.


undefined

Confira dicas para ajudá-lo no processo de escolha profissional:


Não o pressione para tomar a decisão

E muito menos o pressione para tomar a decisão que você quer. Em vez disso, mostre suporte, preocupação, e ofereça ajuda. Coloque-se no lugar dele, entenda o que ele pretende fazer e as suas motivações para isso.


Faça algumas perguntas

Ajude-o a entender o que é importante para ele. Você pode perguntar, por exemplo, o que significa ser feliz no trabalho? O que é importante para ele num trabalho? A partir dessas respostas, você vai ajudá-lo a conhecer melhor suas características pessoais. Além disso, você pode estimulá-lo a entender quais são seus interesses profissionais para alinhar com os interesses e gostos pessoais dele.


Encoraje-o a realizar pesquisas sobre as profissões

É muito importante que seu filho conheça as profissões disponíveis no mercado. Essa pesquisa pode ser realizada tanto na internet, quanto conversando com profissionais. Caso você conheça alguém da área que ele tenha interesse, você pode fazer o link para que conversem e ele tire as dúvidas.


Promova visitas às faculdades

Combine com seu filho para visitar faculdades juntos. Estimule-o a procurar as grades curriculares dos cursos. Vendo as matérias abordadas, pode clarear as ideias dele e ajuda-lo a se enxergar dentro daquele curso ou de uma faculdade.


Orientação profissional

Se nada disso ajudá-lo a fazer a escolha profissional, invista em Orientação Profissional. Conheça o profissional que vai atendê-lo, entenda a metodologia que será utilizada, conheça sobre o processo e ofereça suporte. Entretanto, lembre-se que ele também precisa estar disposto a investir tempo e dedicação ao processo.

Tanto o Instituto Viae quanto a Isabella Consoli oferecem atendimentos de Orientação Profissional online e podem atender pessoas de qualquer parte.


Texto por:
Psicóloga Isabella Consoli


Isabella Consoli | CRP 05/54008

Psicóloga, coach e orientadora profissional. Tem experiência em RH de grandes organizações. Atende em consultório presencial no Rio de Janeiro, e também de forma online. Coach associada na BetterUp. Parceira do Instituto Viae na construção de podcast.


Contatos Isabella Consolli

isabellaconsolipsi@gmail.com

+55 21 98092 9898
Nas redes sociais: @isabellaconsolipsi


Contatos Instituto Viae
www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 95970 7333

Nas redes sociais: @institutoviae


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#