Como explicar para seus pais que você quer esse curso / essa profissão

Saiba como explicar pras pessoas o porquê da sua escolha profissional


Tempo de leitura: 5min



Tarefa difícil, não é? 
Muitas vezes é complicado mostrar pras pessoas à nossa volta porque queremos fazer determinado curso ou escolher determinada profissão, e pode parecer ainda mais complicado quando se trata das pessoas que são mais próximas de nós, como os nossos pais.

É complicado por vários fatores, mas vamos listar alguns deles... 

Em geral, nós já conhecemos as preferências dos nossos pais, e sabemos pra que tipo de coisa eles torcem o nariz. Com isso, muitas vezes já dá para imaginar que nossa escolha vai causar estranhamento ou até chateação neles. E por que chateação?

É claro que nossos pais já sonharam com muitas coisas pra nós desde que viemos ao mundo, inclusive com nosso caminho profissional, mas pode ser que nossos sonhos sejam um pouquinho (ou totalmente) diferentes. Em alguns casos, nós já sabemos até que falar sobre planos diferentes do que eles imaginaram pode dar início a uma guerra civil dentro de casa! 



undefined


Veja, quando os pais criam planos pra nós, quando dizem que temos que ir por determinado caminho, e até quando nos proíbem de fazer determinado curso, eles estão fazendo isso com a MELHOR das intenções. Sabe por quê? É claro que parece clichê, mas quando estão fazendo isso, eles estão lutando pela nossa felicidade, ou seja, estão usando as ferramentas que eles têm pra evitar que a gente sofra. Tudo o que eles NÃO querem é o nosso sofrimento e uma possível frustração profissional. Então, ficam nessa de muitas vezes não aceitar os cursos ou profissões com os quais sonhamos porque não querem que caiamos numa furada. E é importante valorizarmos isso.


Você pode achar bobo quando alguém diz que seus pais têm mais experiência do que você e que por isso devem ser escutados, mas já parou ara pensar que seus pais conheceram em suas vidas muitos profissionais, das mais diversas áreas, e foram percebendo coisas importantes com as experiências dessas outras pessoas também?

É por isto que a experiência de uma pessoa, nunca é só sobre as vivências dela, porque aprendemos muito com todo mundo que conhecemos e nos relacionamos. Então, a experiência do seu pai, por exemplo, não é só a experiência dele, propriamente dita, porque ele já conheceu a experiência de várias outras pessoas!


undefined

Talvez seus pais te encorajem a seguir uma carreira na área de Direito porque já encontraram em seu caminho vários advogados que se mostraram realizados profissionalmente, e é isso que desejam pra você.

Então aqui temos uma notícia importante! Você tem informações preciosas que talvez seus pais não tenham sobre os cursos e profissões da atualidade. Mas seus pais também têm informações preciosas que talvez você não tenha sobre o mercado de trabalho. E é por isso que vocês devem compartilhar. Fazer trocas. Conversar.


E como sabemos que é desafiador ter conversas assim, criamos um ebook só pra ajudar com isso! Aliás, é um ebook que ajuda a ter esse tipo de conversa com os familiares e com os amigos, que às vezes também torcem o nariz pra nossa escolha profissional. 

Nesse ebook, a gente explica o passo-a-passo de como se preparar pra defender o seu ponto de vista e conseguir o apoio das pessoas que são mais importantes na sua vida.

Como explicar para os outros que você quer essa profissão


Lembre-se que pra explicar para seus pais porque você quer determinado curso ou profissão, é preciso, primeiro, explicar pra você mesmo.
É preciso ter a sua escolha profissional clara pra si antes de conseguir torná-la clara para os outros.

Além desse ebook, um 
processo de Orientação Profissional também ajuda a fazer a sua escolha profissional e a comunicar sua escolha pras pessoas que são importantes pra você.


Por isso, não tenha medo de procurar ajuda nesse complexo momento da escolha profissional. Aqui, no Instituto Viae, nossos psicólogos fazem atendimentos online pra dar estas orientações - então podem te ajudar onde quer que você esteja. Você só precisa nos enviar uma mensagem pra te mostrarmos de quais formas podemos ajudar você e quem você ama. ❤️

Texto por:


Psicóloga Isis Graziele


Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae



Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#