Como fazer seu planejamento profissional

Conheça um exercício super útil pra alcançar seus objetivos profissionais


Tempo de leitura: 6min


Talvez ninguém tenha te falado isso ainda, mas a pessoa responsável pela sua carreira é você mesm@. A única pessoa que poderemos responsabilizar lá na frente pelo que houve com a nossa carreira somos nós, então é melhor nos darmos conta disso o quanto antes, pra podermos seguir um caminho profissional que realmente nos deixe realizados, ao invés de irmos pegando caminhos que vão fazer a gente sofrer.

Mas como saber qual caminho profissional vai trazer realização? Como garantir que você vai entrar e permanecer nele? 

Bom, antes de tudo, precisamos saber que NENHUM caminho profissional é uma linha reta. Todo caminho tem curvas, e isso significa que vão surgir coisas que não prevemos pelo caminho. Não dá pra prever tudo mesmo, em vários momentos da vida vamos ser pegos de surpresa – inclusive na nossa carreira. Mas dá pra se planejar para a maior parte da caminhada, e vou te dizer como fazer isso. Sugiro que você pegue papel e caneta agora.

O primeiro passo é escrever qual é o seu objetivo profissional, isto é, aonde você quer chegar. É como imaginar que você está indo atrás de um baú do tesouro, e descobrir qual é o tesouro que você quer quando chegar lá. Pode ser que o seu baú do tesouro seja a formatura em um curso de graduação, pode ser que seja a entrada em uma determinada empresa, pode ser que seja se mudar para o exterior para trabalhar em outro país. Você precisa definir qual é o seu tesouro, o seu próximo objetivo profissional.

Depois, você precisa escrever onde você está atualmente, ou seja, qual é o momento profissional que você está vivendo hoje. E aí, você vai traçar uma seta da sua situação atual até o seu baú do tesouro. Lembre-se que a trajetória até o baú tem curvas!


undefined

Agora eu preciso dizer algo importante. Você não vai ir dormir hoje e acordar amanhã já diante do seu baú do tesouro. Não dá pra pular da nossa situação atual pra situação incrível em que queremos estar no futuro. Como já mencionei, temos um CAMINHO entre as duas coisas. Dá pra imaginar também que temos uma ESCADA entre as duas coisas, com alguns degraus que precisaremos subir. Então o recado é esse: você não vai chegar no 40º degrau se não passar pelo 39º, pelo 38º, pelo 37º, e assim vai...

É por isso que você precisa dividir o seu caminho em partes. Inclua paradas ao longo do planejamento, que são etapas que você vai ter que viver pra ir se aproximando do seu baú do tesouro. 

undefined
Agora você vai ter que escrever cada etapa que precisará viver nesse caminho. Essa talvez seja a parte mais trabalhosa, que é organizar as etapas na melhor sequência. Ou seja, se o seu baú do tesouro é ser aprovado no curso de Odonto, você vai precisar estudar para o processo seletivo, ler o edital, fazer a prova, calcular a nota necessária, escolher a instituição, dentre outras coisas, e qual é a melhor ordem pra fazer cada uma dessas coisas? Isso depende de você e dos prazos que algumas etapas impõem pra você, como, por exemplo, a data da prova.

Apesar de ser trabalhosa, essa é a parte mais importante, acredite. É ela que vai garantir que você possa ir subindo as escadas (aos poucos, mas sempre em frente). Dedique um tempo pra poder pensar com tranquilidade sobre a ordem das etapas. Algumas pessoas preferem vir pensando nas etapas de trás pra frente, isto é, do baú em direção à sua situação atual. Outras preferem pensar da situação em que estão hoje até o baú do tesouro. Não importa qual é a sua estratégia, o importante aqui é tentar elencar todas as etapas pelas quais você vai ter que passar. 

Às vezes não sabemos exatamente quais são todas as etapas, e ficamos na dúvida se estamos fazendo certo esse exercício, e a dica aqui é pedir ajuda! Ninguém disse que você precisa pensar nisso sozinh@, até porque se você nunca passou por esse caminho antes (o que é muito provável, já que você está planejando ele), você não deve conhecer todas as etapas que acontecerão. Então, se tiver dúvidas, peça ajuda pra um familiar ou alguém com mais experiência profissional que você. 

Aqui tenho mais um recado importante. Muitas vezes achamos que só seremos felizes quando chegarmos finalmente no baú do tesouro, que é o nosso grande objetivo, e que o caminho até lá vai ser só de trabalho duro. Mas a verdade é que já vamos encontrando moedas ao longo do caminho. Sempre que alcançamos um novo degrau, vamos nos sentindo satisfeitos com o nosso progresso, porque vemos que estamos comprometidos com nós mesmos e com o nosso planejamento. E isso é ótimo, porque dá ainda mais forças pra continuarmos em frente!


undefined

Feito isso, o seu planejamento profissional vai estar pronto! Se você preferir, pode transformar esse seu mapinha em uma lista mais objetiva, pra você ir dando tick sempre que concluir uma etapa.


undefined

Uma última consideração muito importante: você não vai ter só um baú do tesouro na sua vida. Nossa trajetória profissional é feita de vários baús, então agora que você já conhece esse exercício, pode refazê-lo toda vez que identificar um novo objetivo profissional!


undefined

E aí, o que achou dessa forma de fazer seu planejamento profissional? Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, manda mensagem pra gente no Instagram!


Acessar Instagram do Instituto Viae

E se achou útil, compartilhe com as pessoas que você conhece que estão precisando de ajuda pra se planejar profissionalmente! #VamosNosAjudar



Texto por:


Psicóloga Isis Graziele

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae



Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#