Saiba como definir os seus objetivos de estudo

Pra que você vai estudar?


Tempo de leitura: 4min

Imagine o seguinte: você tem um prova de química na sua escola e você decide estudar muito durante semanas pra aprender o conteúdo. Você lê a matéria, faz exercícios de múltipla escolha, responde questões dissertativas, e na hora da prova descobre que… sua prova vai ser um experimento PRÁTICO! E aí, você saberia se virar ou ia ficar completamente chocado?

Quando estamos estudando, precisamos ter muita clareza dos motivos, ou seja, precisamos saber quais são os nossos objetivos de estudo. Afinal, não adianta saber tudo sobre um conteúdo teórico, mas na hora da prática não ter nenhum treino ou habilidade prévia (ou vice-versa). Por isso, você precisa saber responder:


  1. Por que você está estudando?

Seu objetivo de estudos é aprimorar alguma habilidade, melhorar o acompanhamento das aulas, ter um bom desempenho nas provas ou simplesmente por curiosidade? 


  1. Qual é o tipo de atividade em que você quer focar?

Se seu foco de estudos está em melhorar seu desempenho em uma prova, vale a pena entender: que tipo de prova? Como ela vai funcionar? Qual tempo médio pra cada questão? Que pontuação você quer atingir?

Pode ser que seu estudo tenha um direcionamento mais acadêmico, como, por exemplo, escrever um artigo científico ou elaborar um projeto de pesquisa. Descrever os detalhes da tarefa proposta vão te ajudar a compreender qual seu foco e como pode organizar realmente seu tempo e atenção.


  1. O que você precisa saber ao final daquele período de estudos?

Ao estudar, essas três dicas são muito importantes: 

  • Defina o que precisa “saber sobre o que aconteceu…”. Por exemplo, o que precisa de informações sobre aquele período histórico, sobre uma fórmula de matemática, ou outros temas: foque em um conteúdo específico!


  • Defina o que precisa “saber como…”, por exemplo, como redigir uma redação, resolver uma equação, elaborar um projeto de pesquisa, etc. Sabendo onde você precisa chegar, é possível organizar melhor as estratégias que serão usadas. 


  • Defina se você tem todos os “recursos necessários”. Você já começou a estudar uma matéria e percebeu que esqueceu algum material, como calculadora, ou mesmo aquele livro que vai usar para pesquisar as referências, e teve que parar todo o projeto para pesquisar? Separar os recursos necessários antes faz toda a diferença!


  • Defina se você tem “fluência” suficiente. A fluência é resultado da precisão em responder adequadamente associada ao tempo. Em inglês, por exemplo, é impossível aprender conjugação verbal sem saber o suficiente sobre o verbo to be. Assim, é necessário que você avalie se possui os requisitos necessários, ou seja, se os conteúdos aprendidos anteriormente sobre aquele assunto realmente estão claros e compreensíveis.


  1. Quais são as suas metas?

Após definir os objetivos e verificar seus recursos e requisitos, defina metas de curto, médio e longo prazo, bem como as tarefas que são necessárias pra alcançar essas metas. 


  • Transforme grandes alvos em metas concretas. Por exemplo, se seu alvo é escrever um artigo científico, transforme isso em “quero ter 10 parágrafos prontos até semana que vem".


  • Defina metas diárias, compreendendo quais tarefas serão necessárias. Por exemplo: pesquisar as referências na segunda, escrever o resumo na terça, agendar uma reunião com seu orientador na quarta, dentre outros.


  • Entenda os detalhes de cada tarefa. Separe um horário específico, quanto tempo vai se dedicar, recursos que serão necessários, organização adequada do ambiente, dentre outros.


Por fim, se liga nessa técnica: separe uma folha de papel e uma caneta. De um lado, responda: “O que aconteceria nos próximos 2 anos se eu deixasse a
pior parte de mim dominar minha vida?”, respondendo com o máximo de detalhes e para cada área da sua vida. Do outro lado da folha, responda: “O que aconteceria nos próximos 2 anos se eu deixasse a melhor parte de mim assumir o controle?”, novamente com riqueza de detalhes e considerando todas as áreas da sua vida. Agora pense: que atitudes te ajudam a construir a sua melhor versão? É hora de construir objetivos e sonhar alto! Vamos juntos?


Que tal conhecer nossos episódios "Turbine seus estudos" e ficar por dentro das estratégias que vão tornar a sua aprendizagem mais eficaz?


Turbine seus estudos


Quer saber como funcionam nossos atendimentos online ou de que outras formas podemos te ajudar a estudar melhor? Chama a gente no Whatsapp clicando aqui: +55 11 959 707 333




Texto por:
Psicóloga Ananda Sierra Gama


Ananda Sierra Gama | CRP 06/141500

Psicóloga e orientadora profissional. É especialista em Orientação de Estudos. Tem experiência em consultório, cursinhos pré-vestibular e ações sociais. Conhece todos os novos apps e ferramentas que podem ser úteis na vida.

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae




Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#