Dificuldades mais comuns de estudo e dicas práticas

Yey, é hora de falar sobre organização de estudos!


Tempo de leitura: 8min

Você se identifica com alguma das frases abaixo?


“Não consigo manter minha rotina de estudos: sempre começo e acabo me perdendo ou desanimando.”

“Parece que todos sabem mais os conteúdos do que eu.”

“Não consigo encontrar o método de estudos mais eficaz pra mim.”

“Começo a estudar, mas logo me distraio facilmente com celular e redes sociais.”


Nesses momentos, o recurso mais comum buscado pela maioria dos estudantes é tentar encontrar a solução em modelos de sucesso. Afinal, pesquisar no Google "Como passar no vestibular: 10 técnicas de estudo infalíveis" é sempre o melhor, certo? 

ERRADO!


Quando buscamos esse tipo de segredo pra melhorar nossos estudos, caímos na armadilha da comparação com uma REFERÊNCIA IDEAL. Por exemplo, imagine que você quer começar a fazer dieta. O mais comum é buscarmos uma dieta que funcionou pra alguém e tentar reproduzi-la DO MESMO JEITO, não é? E quantas vezes isso dá certo?

Se você não consegue fazer uma dieta que foi recomendada pra outras pessoas, talvez seja importante criar sua própria dieta (e buscar ajuda pra criá-la). Assim, você pensa em estratégias que fazem sentido pra VOCÊ, e não para os outros. Afinal, nem todo mundo é obrigado a gostar de suco detox de espinafre! 

Nesse mesmo sentido, a Psicologia sabe que o autoconhecimento é a chave pra organizar sua rotina de estudos. Afinal, quanto mais a gente olha pra outras pessoas tentando copiar o que elas estão fazendo, mais nos comparamos e ficamos frustrados! E isso impede totalmente que você aproveite as SUAS forças e combata as SUAS fraquezas.


Falando em fraquezas, você sabe o que são kriptonitas? Aqui a gente chama de kriptonita tudo aquilo que pode trazer prejuízos pra sua organização e qualidade de estudo. E como queremos te ajudar a combater as suas kriptonitas, separamos algumas das principais dificuldades de estudo, e vamos mostrar algumas dicas de como lidar com elas:


  • ROTINA E AMBIENTE

Quando você não sabe quais matérias estudar em cada dia, nem por quanto tempo, é possível que seu período de estudo se torne cansativo e estressante. Ao mesmo tempo, um ambiente barulhento ou desorganizado, com excesso de papéis e de tarefas também pode tornar sua aprendizagem desfocada e ineficaz. 

Pra evitar isso, é necessário organizar o ambiente antes do período de estudos, somente com os materiais necessários, e eliminar os itens que te distraem (como o celular, por exemplo). Além disso, é importante definir suas prioridades de estudo, dedicando tempo pra fazer um planejamento adequado do seu cronograma, avaliando também o prazo final pra conclusão de cada tarefa, a quantidade de trabalho, o grau de esforço e a importância de cada atividade


  • DIFICULDADES COM DISCIPLINAS

Um empecilho comum são os obstáculos na aprendizagem, como por exemplo dificuldade na elaboração de raciocínio lógico, na interpretação de texto, na argumentação ou redação, na memorização de conceitos ou fórmulas, na leitura de mapas ou gráficos, no uso de tabuada, dentre outros. Esses empecilhos podem ser provocados por alguma defasagem escolar, ou aversão à certas disciplinas, ou falta de conexão com os professores e conteúdos, dentre outros.

Pra isso, é importante identificar quais itens estão atrapalhando seu desempenho em cada conteúdo. Por exemplo, em Matemática, pode ser que pra um aluno seja a dificuldade de memorizar uma fórmula, enquanto pra outro seja a complexidade do raciocínio lógico, ou até mesmo falta de agilidade na realização de cálculos. É só depois de identificar qual é a sua dificuldade que vai ser possível pedir ajuda e treinar a melhora do seu desempenho de estudos.


  • INSEGURANÇAS E MEDOS

Imagine que você está estudando uma matéria e começa a errar uma série de exercícios. Nesse momento, você começa a pensar que não é capaz, que nunca vai ser tão inteligente quanto seus colegas, ou até mesmo fica com medo de nunca alcançar seus objetivos. Com isso, você começa a sentir um bloqueio nessa disciplina, e até começa a procrastinar toda vez que precisa estudar esse conteúdo, com o pensamento de “Nunca vou conseguir aprender mesmo…”. Se identificou?

É comum ficarmos ansiosos ou desanimados com um assunto que não dominamos, mas o problema é pensarmos que TUDO sobre aquele conteúdo é difícil, generalizando a dificuldade. Pode ser que, por exemplo, seu método de estudos pra essa disciplina não esteja adequado, ou então que seu vínculo com o professor te deixe desanimado pra estudar. Então lembre-se: um período de dificuldade com o conteúdo não significa que ele seja impossível de ser aprendido ou que a sua relação com ele não possa melhorar. 


  • CUIDADOS COM SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Como nós sabemos, os jovens costumam ter um ótimo cuidado com alimentação e saúde física e mental, certo? Com certeza não! É muito comum encontrarmos jovens com insônia, ou com uma rotina de sono muito desajustada, assim como alimentação irregular, falta de atividade física e de períodos de descanso adequados na rotina. Se esse é o seu caso, atenção: todos esses fatores afetam significativamente a atenção, o foco, a memória e, como consequência, a aprendizagem como um todo. 

Pra lidar com isso, é importante lembrar que o corpo e a mente estão co-nec-ta-dos. Então, ter uma rotina de sono, buscar uma dieta balanceada, incluir uma atividade física e práticas de autocuidado e descanso na sua rotina é FUNDAMENTAL pra estudar bem e aprender. 


  • MOTIVAÇÃO

Se sentir preguiçoso ou desmotivado pra estudar, procrastinar matérias difíceis, ou mesmo deixar tarefas pra última hora é muito comum na rotina de um estudante. Mas é importante identificar fatores que estão influenciando essa desmotivação, como por exemplo métodos de estudo inadequados, excesso de distratores, falta de um objetivo claro de estudos, inseguranças pessoais... 

Às vezes é realmente difícil identificar sozinh@ o que está atrapalhando os seus estudos. Por isso, você pode contar com a gente. Nossos especialistas estão a disposição pra entender melhor o seu caso, conversar sobre como otimizar seu período de estudos e te ajudar a transformar seu jeito de estudar ~ pra que ele seja um estudo eficaz e de qualidade!

Quer saber como funcionam nossos atendimentos de orientação de estudos? Chama a gente no Whatsapp clicando aqui: +55 11 959 707 333



Texto por:
Psicóloga Ananda Sierra Gama


Ananda Sierra Gama | CRP 06/141500

Psicóloga e orientadora profissional. É especialista em Orientação de Estudos. Tem experiência em consultório, cursinhos pré-vestibular e ações sociais. Conhece todos os novos apps e ferramentas que podem ser úteis na vida.

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae




Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#