Como você aprende?

Você sabe como aprendemos e como podemos melhorar nossos estudos?


Tempo de leitura: 4min

Bom, primeiramente, é importante dizer que a aprendizagem não é estática, é um processo.

Por exemplo, quando aprendemos a cozinhar, é preciso considerar o passo a passo de cada receita, como usar cada ingrediente, o que pode ou não ser misturado, etc. Por isso, não adianta querer começar a cozinhar no nível avançado se você não sabe as coisas simples (afinal, não dá pra tentar fazer um bolo se não sabemos nem quebrar um ovo, não é mesmo?).

Quando a gente fala de aprendizagem, muitas vezes a associamos à ideia de inteligência (“Se consigo aprender um conteúdo, sou inteligente”). Porém, aprender está mais relacionado com uma série de comportamentos complexos, e depende de boas relações de ensino. 

Imagine que você quer desenvolver uma aptidão ou habilidade. Por exemplo, um curso de corte e costura. Pra aprendizagem adequada dessa nova habilidade, são necessários alguns fatores, como uma boa relação de ensino (professores com metodologia e didática adequadas), interesse pela atividade, contexto de ensino que contemple a possibilidade da formação, recursos suficientes, etc. 

O mesmo acontece quando aprendemos uma matéria na escola ou estamos estudando pra passar em uma faculdade ou concurso. Por isso, fique atento a essas questões antes de começar a estudar:


  • Um cantinho para chamar de seu

Seu ambiente influencia muito na sua aprendizagem. É só a gente pensar no MasterChef: cozinhar sob pressão é totalmente diferente de cozinhar em casa. Por isso, se você está estudando pra um vestibular ou concurso, treinar o simulado em casa é totalmente diferente do que no cursinho ou em outro espaço de estudos. Um ambiente organizado, silencioso e adaptado pra você estudar e aprender faz toda a diferença!


  • Matéria dos sonhos (ou dos pesadelos)

Leve isso em conta: quando não gostamos de alguma disciplina ou tema, fica muito mais difícil querer aprender. Por isso, é necessário estabelecer mecanismos de recompensa depois de um período de estudos de disciplinas indesejadas, associando essas disciplinas com tarefas prazerosas e/ou de relaxamento. Isso te deixará mais motivado, e como consequência vai ajudar a melhorar seu ritmo de aprendizagem.


  • Ferramentas de sucesso

Além disso, é necessário saber se os recursos que você têm estão equilibrados com aqueles que você realmente precisa. Exemplo: imagine que você está fazendo um curso de fotografia profissional, mas percebe que a sua câmera ou o espaço que você tem disponíveis não são ideais pra essa tarefa. Isso pode acontecer também quando estudamos alguma matéria. Pode ser uma apostila, vídeo, podcast, palestra, discussão de caso, etc.: preparar e organizar esses materiais com antecedência antes de estudar faz toda a diferença pra avaliarmos se eles são adequados ou não!

Por fim, é muito importante lembrar que nossa aprendizagem não depende de receitas prontas. Ela tem como base a personalização de estratégias pras suas necessidades e o seu autoconhecimento. Se inspirar em histórias e experiências de sucesso de pessoas pode ser importante, mas pode gerar uma comparação desigual e injusta com você. Que tal conhecer nossos episódios "Turbine seus estudos" e ficar por dentro das estratégias que vão tornar a sua aprendizagem única e mais eficaz?


Turbine seus estudos


Quer saber como funcionam nossos atendimentos online ou de que outras formas podemos te ajudar a estudar melhor? Chama a gente no Whatsapp clicando aqui: +55 11 959 707 333




Texto por:
Psicóloga Ananda Sierra Gama


Ananda Sierra Gama | CRP 06/141500

Psicóloga e orientadora profissional. É especialista em Orientação de Estudos. Tem experiência em consultório, cursinhos pré-vestibular e ações sociais. Conhece todos os novos apps e ferramentas que podem ser úteis na vida.

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae




Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#