
[PAINEL DE PROFISSÕES] Carreira policial - Poliana Garcia
Saiba o que faz um escrivão da polícia
Tempo de leitura: 2min
Esse é o relato que a Poliana Garcia, escrivã da polícia civil, fez sobre o seu cotidiano profissional. Poliana revela que os encargos do escrivão, apesar de serem difíceis e delicados, são fundamentais para a sociedade e trazem satisfação ao profissional:
“Tenho 10 anos de profissão. Trabalho atualmente na delegacia de menor vítima, atendendo os casos que envolvem crianças vítimas de maus tratos e violência sexual, dentre outros.

Todo mundo procura a delegacia com um problema e querem que a Polícia dê uma solução imediata ao seu problema, e nem sempre conseguimos isso. Ouvimos vítimas fragilizadas, autores insatisfeitos por estar respondendo a um processo criminal, testemunhas que não queriam ser envolvidas, mas foram arroladas [convidadas, solicitadas].
Mas é uma sensação MARAVILHOSA quando conseguimos, através dos nossos trabalhos, fazer justiça. Sensação de dever cumprido".
E aí, você imaginava que era assim a atividade profissional de um escrivão da polícia? O que mais você gostaria de saber sobre esta profissão?
Saiba que os estudantes e profissionais que escrevem para o Painel de Profissões se disponibilizam para esclarecer dúvidas de pessoas interessadas na profissão! Basta que você solicite o contato ao Instituto Viae.
O Painel de Profissões é um serviço gratuito do Instituto Viae, constituído por depoimentos produzidos de forma voluntária por estudantes e profissionais que compartilham informações sobre a sua trajetória profissionalizante e sobre a realidade do seu cotidiano profissional.
Esta iniciativa busca informar e proporcionar um processo de escolha profissional mais consciente, além de conectar diferentes atores sociais e promover trocas que impactem de forma positiva na sociedade.
Você também pode ajudar muitas pessoas enviando o seu depoimento! Veja como: compartilhar meu depoimento.
Texto por:
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".
contato@institutoviae.com.br
+55 11 959 707 333
Nas redes sociais: @institutoviae