Veja como organizar sua rotina de estudos

E cuidar da sua saúde mental na quarentena


Tempo de leitura: 6min

Considerando o contexto atual de isolamento social pra evitar a propagação do coronavírus, muitos escolas e universidades estão se adequando às aulas online. Porém, algumas das principais consequências têm sido a dificuldade de concentração e queda no rendimento nos estudos. 

Nesse momento pode ocorrer a idealização de expectativas sobre a quarentena, por causa do maior "tempo livre”, mas também tem a frustração com metas não atingidas, a dificuldade de priorizar tarefas e uma sensação de estagnação com a desorganização da rotina. 

Por isso, a primeira chave pra viver esse momento com mais tranquilidade entender que o autoconhecimento é fundamental pra construção de uma rotina ideal pra você. Quanto mais você se conhece, quanto mais conhece suas fraquezas e dificuldades, seus limites e suas potencialidades, mais fácil vai ficando se organizar.

Fique atento às dicas abaixo pra uma rotina mais organizada e saudável nessa quarentena:

1. Mantenha seus horários: é muito importante definir horários de estudo ou trabalho, assim como de higiene pessoal, alimentação e outras atividades. Dê atenção às atividades básicas, e depois siga para as mais complexas!

2. Estabeleça uma agenda ou cronograma: seja no papel ou por meio de recursos digitais, esta é uma ferramenta necessária pra sua organização de tempo. Comece registrando seus compromissos fixos (horários de alimentação, higiene, sono, atividade física, aulas online, etc.), e em seguida defina seu tempo de descanso e lazer semanal. Por fim, distribua suas disciplinas ao longo do dia, separando em períodos pra estudar teoria e outros pra prática.

3. Ambiente e pausas: Estabeleça um ambiente adequado de estudos (evite assistir aulas na cama ou sofá, por exemplo), e busque fazer pausas no período (5 min entre cada matéria, e 15 min a cada bloco de 3 matérias). Ah, e não esqueça de deixar seu material de estudo organizado previamente no dia anterior (o que gera um gatilho importante pra evitar a procrastinação).

4. Cantinho do saber: Busque um lugar de conforto e silêncio pra sua rotina de estudos, e sempre tente fazer combinados com sua família pra evitar distrações! Uma boa comunicação é essencial para o bem estar social e familiar neste período.

5. Mantendo o foco: Fique atento ao uso excessivo de redes sociais e outros recursos de lazer e diversão nesse período, sempre definindo um tempo específico de descanso semanal específico pra estas atividades. Se perceber muita dificuldade de autocontrole, uma possibilidade pode ser desinstalar apps por alguns dias também. 

6. Construa hábitos: É muito importante que sua rotina de estudos se torne habitual pra você, e isso exige três elementos: o gatilho, o comportamento e a recompensa. Uma dica valiosa é: quando tiver que estudar matérias indesejadas, foque em um período de relaxamento prévio, divida a atividade em pequenas tarefas de até 25 min cada pra facilitar a execução e, claro, estabeleça recompensas (como ver alguns minutos das suas redes sociais ou comer aquele doce guardado). A repetição diária é essencial pra construir hábitos de estudo!

7. Saúde física: Exercícios físicos podem ser um antidepressivo natural, já que corpo e mente estão muito conectados. A inclusão de atividades físicas diárias (que tenham sua cara, é claro!) é essencial pra diminuir a tensão e otimizar seu foco e bem estar neste período. Além disso, o cuidado com sua rotina de sono e alimentação também é muito importante, não deixe de priorizar!

8. Relacione-se: Isolamento físico não quer dizer isolamento social! Invista tempo pra conversar, jogar e estar junto com pessoas virtualmente, estabelecer conexões saudáveis neste período é essencial.

9. Prioridades equilibradas: A vida não é só responsabilidades: separe momentos de lazer nesse período (sozinho ou com a família) e encontre hobbies que te dêem prazer, como dançar, pintar, escrever, se maquiar, enfim: o que vale é te fazer bem!

10. Somente o necessário: Como já dizia Mogli, o extraordinário é demais! Evite o excesso de notícias e informações repetitivas, isso aumenta nossa ansiedade. Filtre os conteúdos, cuide da sua mente, e lembre-se: não podemos controlar tudo, mas fazer nossa parte é essencial.

Dúvidas sobre como estabelecer uma rotina saudável e equilibrada na quarentena? Dá pra conversar com um psicólogo da nossa equipe!
Aqui no Instituto Viae temos especialistas que ajudam no cuidado emocional, na escolha profissional e na organização dos estudos. Por isso, você pode contar com a gente: estamos a disposição pra contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos!


Quer saber como funcionam nossos atendimentos online? Chama a gente no Whatsapp clicando aqui: +55 11 959 707 333



Texto por:
Psicóloga Ananda Sierra Gama


Ananda Sierra Gama | CRP 06/141500

Psicóloga e orientadora profissional. É especialista em Orientação de Estudos. Tem experiência em consultório, cursinhos pré-vestibular e ações sociais. Conhece todos os novos apps e ferramentas que podem ser úteis na vida.

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae




Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#